Religião

Não negligenciem a proximidade com Deus, diz papa a seminário mais antigo de Roma

Não negligenciem a proximidade com Deus, diz papa a seminário mais antigo de Roma
Publicado em 21/01/2025 às 19:09

O papa Francisco exortou um grupo de seminaristas e professores do seminário Almo Collegio Capranica, de Roma, a não negligenciar a proximidade a Deus, ao bispo e ao povo e a viver com espírito sinodal a missão para a qual Jesus chama a Igreja hoje.

“Vivam essa missão no estilo que apropriadamente descrevemos como ‘sinodal’ “, disse o papa no seminário mais antigo de Roma, fundado em 1457 pelo cardeal italiano Domenico Capranica em seu próprio palácio para preparar trinta jovens clérigos para o sacerdócio.

Francisco citou o documento final  da XVI Assembleia do Sínodo dos Bispos, o Sínodo da Sinodalidade, que diz que a sinodalidade é um caminho de renovação espiritual e reforma estrutural para tornar a Igreja mais participativa e missionária.

“Convido-os cordialmente a se sentirem parte desse caminho e a promovê-lo a partir de agora”, disse o papa Francisco.

O papa falou sobre a aprovação em 2019 dos novos Estatutos que guiaram o Almo Collegio Capranica por seis anos. Nesse contexto, o papa exortou os membros do seminário a responder às orientações que dão para que possam amadurecer “a liberdade fiel e responsável que é exigida daqueles a quem é confiado um ministério na Igreja”.

No discurso, Francisco falou sobre a “variedade de origens” dos seminaristas – 39 dioceses diferentes, das quais só 26 são italianas e incluem também uma eparquia da Igreja Siro-Malabar – atualmente presentes no seminário em Roma para aperfeiçoar sua formação sacerdotal em seus primeiros anos.

 

Figuras de destaque da Cúria Romana também passaram pelas salas de aula do seminário, como o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização da Santa Sé, dom Rino Fisichella.

Segundo o papa Francisco, essa realidade reflete “algo do rosto único e múltiplo do santo povo fiel de Deus”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Não esqueçam: o santo povo fiel de Deus, que somos nós, a Igreja. E não vos esqueçais do que diz a teologia: o santo povo fiel de Deus é ‘infalível no crer’. Não se esqueçam disso”, disse o papa.

Francisco exortou-os a não se desviarem de sua missão e os aconselhou a não negligenciar as “relações fundamentais”.

“As três proximidades: proximidade com Deus, proximidade com o bispo e proximidade com o povo. As três proximidades de um padre. E há uma quarta: a proximidade com os outros. Não se esqueçam dessas proximidades”, disse o papa Francisco.

No discurso aos membros do seminário em Roma, que também trata do serviço litúrgico em algumas celebrações na basílica papal de Santa Maria Maior, o papa os exortou a cuidar também da proximidade na esfera litúrgica.

“Não há liturgia cristã se os gestos que fazemos não são acompanhados por uma vida de fé, esperança e caridade”, disse Francisco.

O papa Francisco disse que a caridade se expressa especificamente no Almo Collegio Capranica, não só “com palavras”, mas também através de um “pequeno, mas precioso serviço de assistência às pessoas necessitadas”.

“Que esse serviço também os ajude a não cambalear, como acontece quando vocês perdem o contato com os que se encontram em situações de marginalização e dificuldade”, concluiu o papa.

 

ITARARÉ