Geral
No Dia Mundial da Aids, Viva Maria reforça a importância da prevenção
Sob os ecos do Dia Mundial de combate a Aids, o programa Viva Maria lembra que, há mais de 40 anos, o mundo convive com o vírus HIV.
Em 1988, o 1º de dezembro foi internacionalmente instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Luta contra a Aids, com o objetivo de combater a doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção.
Viva Maria acompanha toda essa trajetória da aids no Brasil e no mundo, com o olhar voltado para a Campanha dos 16 dias de luta contra a violência sobre as mulheres que tem nesta data uma referência de luta.
Em apoio a campanha de conscientização contra o preconceito e aos cuidados no enfrentamento da AIDS vamos recordar “A Radionovela da Camisinha” produzida pelo projeto Radialistas Contra a Aids, do Instituto de Saúde e Desenvolvimento Social – ISDS, com apoio da Secretaria de Saúde do Ceará, gravada em CD e distribuída para todo o país na virada para os anos 2000.
De acordo com o relatório global de 2024 da UNAIDS, o mundo está longe de alcançar a meta de acabar com a AIDS até 2030. E, diante desse desafio, resta-nos reforçar o recado da prevenção.