Negócios
O impacto dos grandes parceiros no Ecossistema de Inovação do Ceará | ASN Ceará
Assim, o Sebrae tem investido em uma estratégia regionalizada para fomentar o empreendedorismo e a inovação no Ceará. A divisão do estado em 11 regiões — entre elas, a Região Metropolitana de Fortaleza, Cariri, Ibiapaba e Centro Sul — permite que as iniciativas sejam adaptadas às particularidades de cada localidade, promovendo uma abordagem personalizada, adaptada e integrada.
Com mais de 400 startups mapeadas e R$ 2,3 milhões em investimentos, o Sebrae/CE vem contribuindo diretamente para o crescimento tecnológico e a criação de empregos, já ultrapassando 35 mil postos de trabalho gerados no setor de tecnologia e inovação.
A proposta de fortalecer as redes de inovação em todas as regiões do estado visa criar um Ceará integrado, onde os setores público e privado, a academia e as startups colaborem para o desenvolvimento econômico e social. Um exemplo dessa interação foi apresentado no último grande evento promovido pelo Sebrae/CE no Estado: o Siará Tech Summit.
Segundo o gerente do setor de Tecnologia da Informação-TI, do grupo, Alexandre Nascimento, a Zenir vem incentivando o desenvolvimento de novos negócios e aproximando-se ativamente do ecossistema local de inovação.
Recentemente, a empresa fortaleceu essa parceria ao apoiar a criação de dois espaços de inovação compartilhados na Região Centro-Sul. Esses espaços servirão como pilares de suporte, colaborando intensamente com instituições de ensino e impulsionando a formação de novos talentos e empreendimentos. O impacto dessa ação promete ser decisivo na transformação do cenário da inovação no território, contribuindo para o crescimento sustentável da região.