Geral
Palavra do ano expressa deterioração mental causada por redes sociais
O Dicionário Oxford definiu brain rot como a expressão do ano. O termo pode ser traduzido como “cérebro podre” e teve um aumento de 230% nas buscas entre 2023 e 2024.
A escolha levou em consideração também os votos de 37 mil pessoas, por duas semanas, e o conhecimento dos especialistas em idiomas da Universidade de Oxford.
Segundo eles, a expressão brain rot descreve a suposta degradação do estado mental ou intelectual de uma pessoa. Isso, visto, principalmente, como resultado do consumo excessivo de conteúdo considerado trivial ou pouco desafiador nas redes sociais.
O aumento das buscas pela expressão, segundo os especialistas de Oxford, é reflexo das preocupações com os impactos de conteúdos de baixa qualidade online. Nos Estados Unidos, por exemplo, órgãos de saúde chegaram a emitir orientações para identificar casos desse problema.
Embora pareça atual, a expressão foi usada pela primeira vez em 1854, no livro Walden, de Henry David Thoreau. Na obra, o autor criticava a falta de valorização de ideias complexas, comparando o brain rot ao apodrecimento de batatas na Inglaterra.