Religião

Papa destaca serviço da Guarda Suíça aos peregrinos do Jubileu

Papa destaca serviço da Guarda Suíça aos peregrinos do Jubileu
Publicado em 21/01/2025 às 3:52

O papa Francisco elogiou o serviço paciente da Guarda Suíça e o apoio às famílias dos guardas no último sábado (18).

Ao falar numa audiência que marcou o 25º aniversário da Fundação Pontifícia Guarda Suíça, o papa falou sobre como o serviço paciente dos guardas se tornou cada vez mais vital para gerenciar visitas dos peregrinos esperados para o Jubileu 2025.

“Ao longo do tempo, o trabalho da Guarda Suíça mudou muito, mas seu objetivo continua sendo sempre o de proteger o papa”, disse Francisco.

“Isso também envolve contribuir para a acolhida dos muitos peregrinos de todo o mundo que desejam encontrá-lo. E isso exige paciência, e os guardas a têm!”

A fundação, criada no Grande Jubileu de 2000, dá apoio às famílias dos guardas, especialmente em educação e desenvolvimento profissional.

“Gosto do fato dos guardas se casarem; gosto do fato deles terem filhos, de terem uma família. Isso é muito importante, muito importante”, disse o papa, ao notar o número crescente de guardas casados ​​que têm filhos.

Além do apoio familiar, a fundação ajuda a garantir a prontidão operacional dos guardas por meio de programas de treinamento e atualizações de equipamentos. Ela também mantém contato com ex-guardas que voltaram para casa depois de servir no Vaticano.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Estou em contato com alguns daqueles que permanecem muito, muito próximos do Vaticano, da Igreja. Às vezes eles ligam, mandam alguma coisa; quando passam por Roma, eles me visitam. É uma conexão linda que eu estimo”, disse Francisco.

O papa disse que o trabalho da fundação é exemplo da colaboração necessária dentro da Igreja.

“Nenhuma realidade pode prosseguir sozinha. É importante colaborar. Devemos todos ajudar uns aos outros e apoiar uns aos outros”, disse Francisco.

Papa Francisco com membros da Fundação Pontifícia Guarda Suíça na Sala Clementina, no Vaticano, no último sábado (18). Vatican Media
Papa Francisco com membros da Fundação Pontifícia Guarda Suíça na Sala Clementina, no Vaticano, no último sábado (18). Vatican Media

Ao concluir a audiência, Francisco expressou “sincera gratidão” pelos 25 anos de apoio da fundação e pediu orações, ao mesmo tempo em que garantiu aos membros sua própria lembrança orante.

A Pontifícia Guarda Suíça, fundada em 1506 pelo papa Júlio II, está entre as mais antigas unidades militares ativas em operação contínua. O primeiro evento significativo do Ano Jubilar de 2025 será o encontro do Jubileu do Mundo das Comunicações, agendado para ocorrer de 24 a 26 de janeiro, que deve atrair milhares de profissionais da mídia a Roma.

ITARARÉ