Religião

Papa Francisco dá três conselhos a peregrinos do caminho de São Tiago

Papa Francisco dá três conselhos a peregrinos do caminho de São Tiago
Publicado em 19/12/2024 às 16:41

O papa Francisco deu três conselhos a um grupo de peregrinos italianos do Caminho de Santiago de Compostela, Espanha, que recebeu hoje (19) em audiência na basílica de São Pedro, no Vaticano.

Ao iniciar seu discurso, o papa deu as boas-vindas ao arcebispo de Santiago de Compostela, Espanha, dom Francisco Prieto Fernández, e a membros da Família Guanelliana, composta por leigos, religiosos das filhas de Santa Maria da Providência, e sacerdotes e seminaristas das Servas da Caridade, que dão acolhimento espiritual peregrinos da Galiza, Espanha.

Depois de expressar alegria pelo aumento do número de peregrinos a esse santuário de “relevância na história cristã da Europa”, o papa Francisco fez a eles com uma pergunta para refletir:

“As pessoas que fazem o Caminho de Santiago estão fazendo uma verdadeira peregrinação? Ou se trata de outra coisa?”

Assim, o papa deu a eles três conselhos ou “sinais” para viver o Caminho como uma autêntica peregrinação:

Em primeiro lugar, Francisco falou sobre o silêncio.

“O caminho vivido em silêncio permite escutar, escutar com o coração e, assim, encontrar, enquanto se caminha. Deus fala no silêncio, como uma brisa suave”, disse Francisco.

O papa também os encorajou a levar sempre o Evangelho no bolso.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“A peregrinação é feita relendo o caminho que Jesus fez, até o extremo dom de Si mesmo”, disse o papa Francisco.

“É uma boa maneira de rezar. Um Evangelho de bolso não custa nada, mas se alguém não puder pagar, eu pago, peçam a mim. Mas é importante levar o Evangelho no bolso”, disse o papa.

“O caminho é tanto mais verdadeiro, tanto mais cristão, quanto mais leva a sair de si mesmo e a se doar livremente, a serviço do próximo. E é isso que o Espírito Santo faz quando lemos o Evangelho todos os dias”, disse também Francisco.

O papa chamou o terceiro conselho de “o protocolo de Mateus 25”: “O que fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” (cf. Mt. 25,40).

O papa Francisco pediu que, ao longo do caminho, “estejam atentos aos outros, especialmente àqueles que mais lutam, aos que caíram”.

“Encorajo-vos nesse apostolado de evangelização e cuidado. Os antigos peregrinos nos ensinam que das peregrinações cristãs se retorna como apóstolo!”, concluiu Francisco.

 

ITARARÉ