Religião
Papa Francisco discute papel das mulheres e dos representantes pontifícios com o Conselho de Cardeais
4 de dez de 2024 às 10:51
O papel das mulheres na Igreja, a colegialidade e os representantes pontifícios foram os temas discutidos na reunião do Conselho de Cardeais (C9) com o papa Francisco que aconteceu na Casa Santa Marta, no Vaticano, na segunda-feira (2) e ontem (3).
A sala de imprensa da Santa Sé informou ontem que um primeiro ponto, do qual participou o cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, foi “a colegialidade na Igreja e, portanto, sobre a relação entre a igreja particular e as assembleias eclesiais, para, em seguida, prosseguir com uma conversa” sobre o Sínodo da Sinodalidade, cuja segunda sessão aconteceu em outubro em Roma.
“Além disso, foi aprofundado o tema do papel da mulher na Igreja, buscando uma síntese das questões levantadas ao longo das últimas quatro sessões do conselho”, continua a sala de imprensa.
Nas últimas sessões do C9, como é o conhecido o conselho de cardeais, discutiu-se o papel da mulher na Igreja. Em junho, três mulheres participaram da reunião do conselho: a irmã Linda Pocher, professora da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium; Valentina Rotondi, professora da Universidade SUPSI de Lugano, Suíça, e pesquisadora do Departamento de Sociologia do Nuffield College, Universidade de Oxford; e Donata Horak, professora de Direito Canônico no Estúdio Teológico Alberoni de Piacenza, afiliado à Pontifícia Universidade Angelicum de Roma.
A reunião do C9 de fevereiro teve a participação de Jo Bailey Wells, bispa e vice-secretária-geral da comunhão anglicana, nome que se dá à Igreja da Inglaterra fora do Reino Unido. Ela foi da primeira geração de mulheres ordenadas vigárias na Igreja da Inglaterra em 1995.
O comunicado da Santa Sé, sobre a reunião que acaba de terminar, diz que “foi dedicado tempo ao estudo e à implementação dos princípios e critérios da constituição apostólica Praedicate Evangelium nas Cúrias diocesanas e ao tema ‘O papel dos Representantes Pontifícios numa perspectiva sinodal missionária’, em conversa com o cardeal Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim e presidente do respectivo grupo de estudo”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A próxima sessão do Conselho de Cardeais será em abril de 2025.
O que é o Conselho de Cardeais ou C9?
O Conselho de Cardeais é um grupo de cardeais que colabora diretamente com o papa Francisco no governo da Igreja. Tem a sua origem nas Congregações Gerais que antecederam o conclave em que o papa Francisco foi eleito.
O conselho está em funcionamento desde setembro de 2013, ano em que Francisco foi eleito.
Fazem parte deste conselho hoje o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin; o presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, cardeal Fernando Vérgez Alzaga; o arcebispo emérito de Boston (EUA), Seán O’Malley; e o arcebispo de Bombaim (Índia), Oswald Gracias, o arcebispo de Kinshasa, República Democrática do Congo, cardeal Fridolin Ambongo Besungu; o arcebispo de Barcelona, Espanha, cardeal Juan José Omella; o arcebispo de Quebec, Canadá, cardeal Gérald Lacroix; o arcebispo de Luxemburgo, cardeal Jean-Claude Hollerich; e o arcebispo de Salvador, cardeal Sérgio da Rocha.
O secretário do C9 é o bispo titular de Cresima (Tunísia), dom Marco Mellino.