Religião
Principais festas do calendário litúrgico em janeiro de 2025
3 de jan de 2025 às 09:46
O ano que se inicia é um ano especial com a celebração do jubileu ordinário 2025. Para ajudar a vivê-lo com mais devoção, a cada mês serão divulgadas as festas dos santos mais conhecidos e as datas mais importantes do calendário da Igreja.
Seguem abaixo as próximas festas do mês de janeiro:
3 de janeiro: Festa do Santíssimo Nome de Jesus
Essa festa celebra a nomeação divina de Jesus, revelada em sonhos a são José. Obedecendo ao anjo, José casou-se com Nossa Senhora e, quando o filho nasceu, deu-lhe o nome de “Jesus”. Esse nome, que significa “Deus salva”, resume a missão redentora de Cristo. Como diz são Paulo apóstolo: “Ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e nos infernos, e toda língua confesse que Cristo Jesus é o Senhor, para glória de Deus Pai” (cf. Fl 2,10-11). Assim, essa festa homenageia não só o nome de Jesus, mas também a sua divindade e papel central na fé cristã.
6 de janeiro: Solenidade da Epifania do Senhor
Essa solenidade, geralmente celebrada em 6 de janeiro, pode ser transferida para o domingo mais próximo (em 2025, será 5 de janeiro em muitos lugares). A festa celebra a “manifestação” do Messias esperado, o Menino Jesus, a toda a humanidade, representada pelos sábios do Oriente que foram a Belém para adorá-lo. Essa festa simboliza a revelação de Cristo aos gentios e a universalidade da salvação.
12 de janeiro: Festa do Batismo do Senhor
A festa do Batismo do Senhor marca a abertura das portas celestiais para os que recebem o batismo em Cristo. Essa Epifania revela Jesus como a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, manifestando o Deus Uno e Triúno. Nesse evento, Jesus é mostrado em união com o Pai e o Espírito Santo, revelando a natureza trinitária de Deus e o início do seu ministério público.
21 de janeiro: Memória de santa Inês
“Memória de Santa Inês, virgem e mártir, que ainda adolescente ofereceu em Roma o supremo testemunho de fé, consagrando com o martírio o título de castidade. Obteve a vitória sobre a sua época e sobre o tirano, despertou grande admiração diante do povo e adquiriu maior glória diante do Senhor. Hoje celebra-se o dia da sua sepultura” (século III d.C./IV d.C.) (Martirológio Romano).
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
22 de janeiro: Memória da beata Laura Vicuña
“Em Junín de los Andes, na Argentina, a beata Laura Vicuña, virgem, nascida na cidade de Santiago do Chile, era estudante do Instituto Maria Auxiliadora e, para obter a conversão de sua mãe, aos treze anos ela ofereceu a Deus sua vida (1904)” (Martirológio Romano).
24 de janeiro: Memória de são Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja
“Memória de São Francisco de Sales, bispo de Genebra e doutor da Igreja. Verdadeiro pastor de almas, ele trouxe de volta à comunhão católica muitos irmãos separados e com seus escritos ensinou aos cristãos a devoção e o amor a Deus. Fundou, junto com Santa Joana de Chantal, a Ordem da Visitação, e em Lyon entregou humildemente a sua alma a Deus em 28 de dezembro de 1621” (Martirológio Romano).
25 de janeiro: Festa da conversão de são Paulo apóstolo
“Festa da Conversão de São Paulo, apóstolo. Viajando para Damasco, enquanto ainda tramava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor, o próprio Jesus glorioso revelou-se-lhe no caminho, escolhendo-o para que, cheio do Espírito Santo, anunciasse o Evangelho da salvação aos Gentios. Sofreu muitas dificuldades pelo nome de Cristo” (Martirológio Romano).
28 de janeiro: Memória de são Tomás de Aquino, sacerdote e doutor da Igreja
“Memória de São Tomás de Aquino, sacerdote da Ordem dos Pregadores e doutor da Igreja, que, dotado de grande inteligência, com os seus discursos e escritos comunicou aos outros sabedoria extraordinária. Chamados a participar no II Concílio Ecumênico de Lyon pelo Beato Papa Gregório para Toulouse, França (1274)” (Martirológio Romano).
31 de janeiro: Memória de são João Bosco, sacerdote
Assine aqui a nossa newsletter diária
“Memória de São João Bosco, sacerdote, que, depois de uma infância difícil, foi ordenado sacerdote e na cidade de Turim, na Itália, dedicou-se com todas as suas forças à formação dos adolescentes. Fundou a Sociedade Salesiana e, com a ajuda de Santa Maria Dominica Mazzarello, Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, para ensinar ofícios aos jovens e instruí-los na vida cristã. Cheio de virtudes e méritos, voou nesse dia para o céu na cidade de Turim, na Itália (1888)” (Martirológio Romano).