Educação
Prontos Pro Mundo: aluno da região central do estado completa 16 anos de idade em solo britânico
Vinicius Augusto de Oliveira, morador de Araraquara e aluno da Escola Estadual Pedro José Neto, saiu do Brasil com 15 anos de idade e completou seus 16 anos em solo britânico no último dia 12.
Pelos próximos três meses, Vinicius ficará hospedado em uma casa de família com quatro filhos na cidade de Worcester. No domingo, data de seu aniversário, ele ganhou bolo, uma carta e uma sacola cheia de chocolates de presente de sua família anfitriã.
“Eu não esperava que, de um dia para o outro, eu viajaria para um outro continente, um outro país. Por mais que seja triste agora, que vou deixar minha família, meus amigos e minha namorada em Araraquara, vai ser algo que vai agregar muito no meu futuro”, contou Vinícius antes do embarque.
Neste primeiro semestre, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) enviará 500 estudantes para o primeiro intercâmbio do programa Prontos pro Mundo em quatro países de língua inglesa, o Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá e Austrália. Todos os 96 alunos selecionados para a viagem ao Reino Unido já chegaram ao seu destino. Eles partiram do aeroporto de Guarulhos nos dias 9 e 13 de janeiro. Desses 96 alunos, cinco deles são da região Central e representam a Diretoria de Ensino de Araraquara.
LEIA TAMBÉM: Prontos pro Mundo: alunos da região de Rio Preto têm primeira noite fora de casa e sonho de brincar na neve
Vinicius afirma que o programa pode mudar a vida dos estudantes das escolas estaduais. “Esse é um programa que insere os jovens em um mundo totalmente diferente e cria possibilidades para um futuro acadêmico e profissional melhor. Agora, poderemos conhecer outras culturas e metodologias de ensino, e isso é simplesmente gratificante”, reconhece o aluno que viajou pela primeira vez de avião e nunca havia saído do estado.
“A gente não acredita que um aluno da escola pública teria essa chance”, comentou a mãe de Vinícius Augusto, a Eliana Rosa Capella, antes de se despedir do garoto, em Araraquara.
Na última segunda-feira (13), o embarque foi acompanhado pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo cônsul-geral britânico em São Paulo, o cônsul-geral Jonathan Knott. O secretário da Educação, Renato Feder, esteve no aeroporto nas duas datas.
Entre os 96 alunos que já embarcaram para Londres, 85 viajam de avião pela primeira vez na vida.
LEIA TAMBÉM: Aluno de Jundiaí celebra intercâmbio do Prontos pro Mundo: ‘mais oportunidades de emprego no futuro’
“A ideia do Prontos pro Mundo é desenvolver a habilidade da comunicação, sobretudo em outro idioma, como o inglês, que é tão importante no mercado hoje. Com certeza , para eles vai ser uma experiência interessantíssima”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
O Prontos pro Mundo embarca ainda neste primeiro semestre cerca de 400 estudantes para outros três países, Canadá, Nova Zelândia e Austrália. O próximo grupo vai para a Nova Zelândia e a viagem está marcada para o dia 28 de janeiro.
Da região Central, os próximos embarques estão previstos para os dias 29 e 30 de janeiro, quando seis alunos viajam para o Canadá. Eles são das cidades de Ibaté, Itirapina e São Carlos.
LEIA TAMBÉM: ‘Sou a primeira da família a viajar de avião’, diz aluna do Alto Tietê em intercâmbio na Inglaterra
Uma cidade 20x maior que Rincão
Kayky Eduardo Pereira dos Santos, de 16 anos de idade, é um dos dois estudantes da cidade de Rincão — município com 9.000 habitantes — no Prontos pro Mundo. Pelos próximos três meses, ele ficará hospedado em Bournemouth, 20 vezes maior no que refere à população que a sua cidade de origem.
“Tudo está sendo muito legal. A minha escola é muito grande, as aulas são bem diferentes e o mercado é enorme. Por aqui, você usa um aplicativo para registrar sua compra”, diz ele, sobre suas primeiras impressões.
Em Rincão, ele está matriculado na Escola Estadual Comendador Pedro Morganti e mora com a mãe e com a irmã. O pai, a avó e as tias também acompanham sua vida de perto. “O Prontos pro Mundo é um programa que ajuda pessoas como eu que provavelmente não sairiam do Brasil ou não teriam essa experiência, que pode nos ajudar a ter uma formação melhor, a conseguir um emprego melhor. Hoje em dia minha família não teria condições de pagar um programa com esse custo. Eu sempre achei que estudar não ia dar em nada e meu pai sempre me disse para não desistir”, contou ele antes do embarque, ainda em Guarulhos.
100% gratuito
O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.
No início de dezembro, a Educação aplicou a prova para seleção dos 500 alunos que viajarão no segundo semestre para os mesmos países, somando os 1.000 alunos beneficiados pelo programa com viagens em 2025. A divulgação do resultado da segunda seleção deve acontecer no mês de fevereiro.
LEIA TAMBÉM: Prontos Pro Mundo: Alunos de intercâmbio gratuito do Governo de SP embarcam para o Reino Unido
Dos primeiros 500 intercambistas que cursarão o high school no primeiro semestre no Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia ou Austrália, 416 municípios elegíveis do estado terão ao menos um representante na viagem a um país de língua inglesa. Elegíveis são aquelas cidades que tiveram alunos que cumpriram todas as etapas de seleção. As demais vagas foram destinadas à classificação geral.
“Um benefício importantíssimo do Prontos pro Mundo é o fato de termos concentrado a seleção de estudantes em todo o estado. Nós tivemos mais de 400 cidades com alunos aptos a essa primeira seleção de 500 estudantes. Alunos que fizeram o Saresp e cumpriram todas as regras do intercâmbio. Isso é muito importante, porque teremos alunos de cidades médias, cidades muito pequenas e cidades vulneráveis do estado”, disse o secretário da Educação, Renato Feder.
O investimento do Estado no programa é de R$ 85 milhões e a expectativa é a viagem, até o final de 2026, de 2.000 alunos para o exterior.
Para as viagens de 2026, as etapas de seleção já foram iniciadas com a aplicação do Saresp, para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, no fim de novembro. Os melhores alunos do 9º ano no Saresp serão classificados para um curso de inglês online preparatório para a prova de habilitação do intercâmbio, outra etapa do programa.