Educação

Prontos pro Mundo: alunos da região de Rio Preto têm primeira noite fora de casa e sonho de brincar na neve

Prontos pro Mundo: alunos da região de Rio Preto têm primeira noite fora de casa e sonho de brincar na neve
Publicado em 17/01/2025 às 11:14

Até a última semana, Mayllon Júnior dos Reis, de 16 anos, aluno da Escola Estadual José Florêncio do Amaral, da cidade de Monções, nunca havia dormido em outro local que não fosse a sua casa. Com a vida transformada pelo primeiro intercâmbio internacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), o programa Prontos pro Mundo, o adolescente residirá pelos próximos três meses na cidade de Oakdale, na Inglaterra. 

Neste primeiro semestre, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) enviará 500 estudantes para o primeiro intercâmbio do programa Prontos pro Mundo em quatro países de língua inglesa, o Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá e Austrália. Todos os 96 alunos selecionados para a viagem ao Reino Unido já chegaram ao seu destino. Eles partiram do aeroporto de Guarulhos nos dias 9 e 13 de janeiro. Desses 96 alunos, 36 são da região de São José do Rio Preto.

Mayllon Júnior dos Reis, de 16 anos, aluno da Escola Estadual José Florêncio do Amaral, da cidade de Monções

LEIA TAMBÉM: Aluno de Jundiaí celebra intercâmbio do Prontos pro Mundo: ‘mais oportunidades de emprego no futuro’

Na última segunda-feira (13), o embarque foi acompanhado pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo cônsul-geral britânico em São Paulo, Jonathan Knott. O secretário da Educação, Renato Feder, esteve no aeroporto nas duas datas.

Entre os 96 alunos que já embarcaram para Londres, 85 viajaram de avião pela primeira vez na vida. Mayllon estava entre eles e embarcou com destino ao Reino Unido na quinta-feira (9).

Em Monções, ele mora com os pais José Maria e Rosalina. Em Oakdale, será hospedado por uma mulher de 58 anos de idade, chamada Dawn, pelos próximos três meses. “Eu tinha um sonho desde moleque bem novo de fazer intercâmbio, mas não achava que era algo possível, principalmente por morar em cidade pequena. O que tenho a dizer à Secretaria da Educação e ao Governo do Estado é que continuem investindo nesse programa. É como dizem: o futuro é a educação e nós somos o futuro do país. Quanto mais investimento na educação, mais conseguiremos melhorar e avançar”, diz Mayllon. Corintiano e apaixonado por futebol, a camisa de seu time estava entre os pertences de sua mala.

O governador Tarcísio de Freitas, que acompanhou o embarque na última segunda-feira, comentou sobre o programa. “A ideia do Prontos pro Mundo é desenvolver a habilidade da comunicação, sobretudo em outro idioma, como o inglês, que é tão importante no mercado hoje. Com certeza , para eles vai ser uma experiência interessantíssima”, afirmou. 

O Prontos pro Mundo embarca ainda neste primeiro semestre cerca de 400 estudantes para outros três países, Canadá, Nova Zelândia e Austrália. O próximo grupo vai para a Nova Zelândia e a viagem está marcada para o dia 28 de janeiro. 

LEIA TAMBÉM: ‘Sou a primeira da família a viajar de avião’, diz aluna do Alto Tietê em intercâmbio na Inglaterra

Da região de São José do Rio Preto, outros 28 estudantes têm embarque previsto para os dias 29 e 30 de janeiro, com destino ao Canadá.

Brincadeira na neve

Ao ser selecionado para o Prontos pro Mundo, Arthur Rodrigues Martins, de 17 anos de idade, aluno da EE Professora Maria Pilar Ortega Garcia, de Nova Canaã Paulista, torceu para que fosse enviado a um país onde pudesse realizar o sonho de ver a neve. Na conversa com a família anfitriã, ele descobriu que há previsão de nevasca onde ficará hospedado pelos próximos três meses — e aguarda ansiosamente para que este momento aconteça.

Arthur Rodrigues Martins, de 17 anos de idade, aluno da EE Professora Maria Pilar Ortega Garcia

“Eu já fiz amizade com os filhos da família que me hospedará e uma das filhas tem 15 anos de idade. Eles também gostam muito de brincar na neve, então acho que, quando e se acontecer, será uma experiência única”, conta Arthur.

O adolescente exaltou o programa Prontos pro Mundo e a iniciativa da Seduc-SP. “Agradeço a oportunidade de estar entre os alunos do programa, que é único no estado de São Paulo. Um programa que pode ajudar na minha carreira profissional e no meu dia a dia. Ele está abrindo portas e muitas oportunidades para pessoas que nunca poderiam sair do Brasil e agora podem realizar esse sonho”, reconhece Arthur.

LEIA TAMBÉM: ‘Só agora a ficha está caindo’, diz primeira aluna da região de Presidente Prudente no intercâmbio do Prontos pro Mundo

Filhas de agricultores prontas pro mundo

Assim como Arthur e Mayllon, as alunas Victória Duarte Martinez, da cidade de Dirce Reis, e Geovanna de Morais Gasques, da cidade de Aspásia, estavam entre os alunos que viajaram com destino ao Reino Unido no dia 9. As duas alunas têm algo em comum: ambas são filhas de trabalhadores rurais.

Victória conta que é a primeira de uma família de seis irmãos a viajar de avião, assim como a única da cidade de 1.800 habitantes a ser selecionada para o programa. Entre seus cinco irmãos, dois são mais novos e já estão na cola de Victória, que virou uma inspiração para o futuro. “Eles querem saber como eu estudei e como faz para passar na prova que seleciona para o intercâmbio”, conta.

“Eu nunca imaginei que teria essa oportunidade de fazer um intercâmbio, não pensei que um dia sairia do país. Com esse intercâmbio, já estou sonhando em quando poderei viajar para o exterior novamente”, espera Victória, que na rede estadual está matriculada na EE Osvaldo Ramos.

Aspásia também tem 1.800 habitantes. É de lá que Geovanna saiu para viajar com destino a Weymouth, na Inglaterra, onde residirá pelos próximos três meses. No interior do estado, ela mora com os pais, Leonildo e Maria Nilde, que são agricultores e plantam laranja e limão. “Essa é uma experiência totalmente nova e fora do comum, vai ser muito legal. Há um ano eu nem imaginava que isso estaria acontecendo”, comenta a aluna da Escola Estadual José dos Santos. 

LEIA TAMBÉM: Prontos Pro Mundo: Alunos de intercâmbio gratuito do Governo de SP embarcam para o Reino Unido

Geovanna de Morais Gasques, da cidade de Aspásia

100% gratuito

O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.

No início de dezembro, a Educação aplicou a prova para seleção dos 500 alunos que viajarão no segundo semestre para os mesmos países, somando os 1.000 alunos beneficiados pelo programa com viagens em 2025. A divulgação do resultado da segunda seleção deve acontecer no mês de fevereiro.

Dos primeiros 500 intercambistas que cursarão o high school no primeiro semestre no Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia ou Austrália, 416 municípios elegíveis do estado terão ao menos um representante na viagem a um país de língua inglesa. Elegíveis são aquelas cidades que tiveram alunos que cumpriram todas as etapas de seleção. As demais vagas foram destinadas à classificação geral.

“Um benefício importantíssimo do Prontos pro Mundo é o fato de termos concentrado a seleção de estudantes em todo o estado. Nós tivemos mais de 400 cidades com alunos aptos a essa primeira seleção de 500 estudantes. Alunos que fizeram o Saresp e cumpriram todas as regras do intercâmbio. Isso é muito importante, porque teremos alunos de cidades médias, cidades muito pequenas e cidades vulneráveis do estado”, disse o secretário da Educação, Renato Feder.

O investimento do Estado no programa é de R$ 85 milhões e a expectativa é a viagem, até o final de 2026, de 2.000 alunos para o exterior.

Para as viagens de 2026, as etapas de seleção já foram iniciadas com a aplicação do Saresp, para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, no fim de novembro. Os melhores alunos do 9º ano no Saresp serão classificados para um curso de inglês online preparatório para a prova de habilitação do intercâmbio, outra etapa do programa.

ITARARÉ