Negócios
Representantes de Ecossistemas Locais de Inovação do Sul e Sudoeste do Paraná participam de encontro, em Foz | ASN Paraná
Líderes e representantes ligados ao setor de inovação do sul e sudoeste do Paraná estiveram reunidos nos dias 28 e 29 de novembro, em Foz do Iguaçu, durante o Festival Iguassu Inova, no Itaipu Parquetec. Eles participaram do Encontro Estadual dos Ecossistemas Locais de Inovação, uma oportunidade para debater iniciativas e estratégias ligadas à tecnologia.
O sul e sudoeste do Paraná estiveram representados pelos seis Ecossistemas que formam as regiões: Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Palmas, Pato Branco, Realeza e União da Vitória. Consultor do Sebrae/PR, Elizandro Ferreira pontua que o encontro é uma oportunidade para ampliar debates e conexões.
“Foi um momento inspirador, com apresentações de cases, palestras e oficinas, que provocaram todos a pensarem em ações e em como os ecossistemas têm sido conduzidos, especialmente dentro do processo de desenvolvimento da inovação no sudoeste”, comenta Elizandro.
Durante o evento foi apresentado um panorama geral dos ecossistemas e indicadores, oficinas sobre governança, políticas públicas, captação de recursos, internacionalização, comunicação, além de palestras e apresentação de cases de inovação aberta.
Presidente do Conselho Municipal de Inovação de Pato Branco, Alessandro Moraes destaca que o encontro foi um momento de grande sinergia e aprendizado.
“Primeiro porque nos possibilitou uma troca de experiências com outros ecossistemas, percebendo que as dores são muito similares. E também pela possibilidade de vermos na prática como tem sido a atuação de ecossistemas que são referência, como por exemplo de Florianópolis e Porto Alegre. Uma experiência muito enriquecedora”, afirma Alessandro.
No Brasil, são 357 municípios contemplados com ecossistemas organizados, sendo que o objetivo é atingir mais de 3 mil no próximo ano. O Paraná, atualmente, conta com 42 ecossistemas.
O presidente do Conselho Municipal de Inovação de Francisco Beltrão, Cledson Lodi, avalia que o evento trouxe uma maior aproximação entre os ecossistemas.
“Além de gerar toda a uma conexão entre os participantes e muito networking, nos permite também mensurar como estamos perante os demais e trocar informações e conhecimentos que nos ajudem a avançar em determinados eixos, trazendo uma maturidade ainda maior e um avanço para os ecossistemas da nossa região”, conclui Cledson.
Festival Iguassu
O Festival Iguassu Inova é realizado pelo Itaipu Parquetec com correalização do Sebrae/PR, Itaipu Binacional e Governo Federal e segue até sábado (30).