Negócios
Restaurantes de periferias do Recife expõem a cultura gastronômica de suas comunidades no REC’n’Play | ASN Pernambuco
Nesta quinta-feira (07), segundo dia do maior festival de tecnologia e inovação gratuito do Brasil, o REC’n’Play, o Sebrae promoveu uma apresentação do potencial gastronômico de comunidades atendidas pelo projeto Recife Criativo, parceria da instituição com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade do Recife. Na ocasião, três chefs do Instituto César Santos fizeram pratos características de cada comunidade, juntamente com os proprietários de alguns estabelecimentos que participam da iniciativa.
“Esse espaço foi criado para trazer o protagonismo da gastronomia desses lugares aqui pro REC’n’Play e mostrar a diversidade e especificidade de cada uma dessas comunidades, destacando a cultura culinária desses locais”, explicou Filipe Sampaio, analista do Sebrae/PE.
Na programação, os convidados puderam contar suas histórias de vida, expor suas experiências com o atendimento e desenvolver pratos que são destaque nos seus empreendimentos. Durante as demonstrações de preparo, o público teve acesso ao processos, técnicas, dicas e finalização desses alimentos ricos em cultura. Natália Maria, proprietária do restaurante do Cabo, em Brasília Teimosa, em parceria com Monique Bezerra, chef do Instituto César Santos, produziram um arroz de camarão acompanhado do camarão na cerveja, que é o carro-chefe do estabelecimento de Natália.
“É uma satisfação estar aqui e poder mostrar um pouco desse trabalho que está sendo desenvolvido. Poder dar essa aula junto com pessoas que atendemos e expor isso para outras comunidades é muito gratificante”, destacou Monique Bezerra.
O chef Atílio Leite fez diversas versões de pratos feitos com língua dos mais variados animais, juntamente com Diego Soares, que coordena o Cantinho do Axé, bar que fica no Alto da Foice, Zona Norte de Recife. Além disso, o chefe Rogério Ribeiro se uniu com Angélica Nobre, do Bistrô do Alto, localizado no Alto Santa Isabel, periferia de Casa Amarela, e reproduziram uma versão tradicional e uma vegana do requeijão de inhame.
O evento também contou com participação da Verda, que trouxe uma anamnese com dados sobre os estabelecimentos das comunidades atendidas no projeto. Ao final, eles explicaram como funciona o Recife Criativo e qual o processo para ser atendido pela iniciativa.
SOBRE O RECIFE CRIATIVO
O convênio é uma parceria do Sebrae e da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade do Recife, que tem o objetivo de atender estabelecimentos gastronômicos de comunidades periféricas da cidade, por meio de atendimentos, onde às necessidades são observadas e trabalhadas em capacitações e consultorias.