Negócios
Sabores e Saberes de Alcântara: Final festivo com premiações e ações de inovação | ASN Maranhão
O projeto Sabores e Saberes de Alcântara promoveu ações que reuniram educação, cultura, gastronomia e turismo para o impulsionamento do empreendedorismo, aumentando a visibilidade, as vendas e o desenvolvimento econômico no município. O encerramento das atividades aconteceu no último sábado, 30 de novembro, com a premiação dos jovens campeões do IDEATHON. Ao todo foram 3 meses de ações executadas no município, com destaque para os dias 20, 28, 29, e dia 30, que representaram a culminância das ações.
“O Sebrae, unido aos seus parceiros estratégicos, executou essa importante ação aqui no município de Alcântara. Foram meses de capacitações, orientações e preparação para as principais ações do projeto, entre elas, a Feira Preta, Festival Gastronômico, o concurso dos Digitais influencers, entrega do Guia Digital de Turismo e a realização do Ideathon. Os resultados foram os melhores possíveis, estamos felizes e com a sensação de dever cumprido,” contou Rosa Amélia, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro, responsável pela execução do projeto em Alcântara.
O projeto Sabores e Saberes de Alcântara é uma das ações estratégicas do Programa Cidade Empreendedora – Alcantara Mais. O projeto chegou ao município em outubro deste ano, com ações de capacitação que ofereceram conhecimento nos campos da hotelaria, gastronomia e turismo para impulsionar o empreendedorismo local. O encerramento do projeto culminou em três dias de grande celebração, com a entrega de prêmios aos vencedores dos concursos gastronômico e de digital influencer, oferta de serviços em caráter especial na Sala do Empreendedor da cidade e a execução do Ideathon com a premiação da equipe vencedora do desafio.
Diego Alves é consultor da Gakkai Consultoria, empresa credenciada pelo Sebrae Maranhão, integra a equipe responsável por executar os trabalhos em Alcântara. Para ele, essa é uma ação estratégica do Sebrae que rendeu grandes frutos. “O Sebrae de maneira muito estratégica contratou vários consultores para realizar um trabalho em várias frentes, para que houvesse uma integração entre educação, cultura, gastronomia e turismo. A população de Alcântara aderiu ao projeto de maneira fácil e tranquila. As empresas aderiram porque acreditam no Sebrae. Alcântara é um museu a céu aberto que precisa ser visto pelos maranhenses e Brasil afora, e o projeto está proporcionando e viabilizando isso, os resultados são maravilhosos,” contou o consultor.
Sobre as premiações – Os premiados nos concursos de gastronomia e digital influencers, além do reconhecimento da entrega do troféu de campeão, ganharam cursos no campo do marketing digital, promoção da marca e consultorias gratuitas para impulsionar seus negócios. Durante a cerimônia de entrega dos prémios, estiveram presentes o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão (CDE-MA), Celso Gonçalo de Sousa; o Superintende do Sebrae Maranhão, Albertino Leal; a Coordenadora Nacional do Programa Plural do Sebrae, Alessandra Ciuffo; além de representantes do poder público municipal, da Agência Espacial Brasileira, do Centro de Lançamento de Alcântara, empresários, sociedade civil e alunos participantes do Ideathon, ação que faz parte do projeto.
Concurso dos Digitais Influencers – Para os influencers, foram sete semanas de capacitações e desafios de postagens nas redes sociais, em uma trilha de formação com foco em engajamento, empreendedorismo, oratória, vídeos e links pagos. Cinco jovens moradores de Alcântara participaram do concurso, que levou em conta na avaliação o engajamento nas redes sociais, a qualidade de conteúdo e participação nas oficinas e cursos promovidos pelo Sebrae. Raysnna Renata levou o primeiro lugar e Maria Letícia Maia o segundo.
Concurso Gastronômico – Para o concurso gastronômico, foram levados em conta a apresentação visual do prato, inovação na receita, padrão de atendimento durante o festival e participação nas capacitações promovidas pelo Sebrae. Ganharam os empreendimentos Barraca da Isabel em 3º lugar, Café do Porto em 2º lugar e em 1º Doces da Kiddy, que se inspirou no doce de espécie para criar uma sobremesa tradicional e inovadora.
“A gente viu a seriedade do festival e o compromisso do Sebrae conosco. Me marcou muito esse momento. Eu concorri com espaguete de camarão, eu não esperava levar um dos prêmios, devido a quantidade de competidores que fizeram tantos pratos deliciosos. Essa ideia de um empreendimento veio em um momento em que eu estava perdida, não sabia o que fazer e o incentivo é fundamental. O Sebrae está de parabéns, agora estou mais preparada para tocar meu negócio,” afirmou Dora Cilene Diniz Cantanhede ganhadora do 2º lugar.
Ideathon: Uma maratona de ideias para impulsionar o empreendedorismo
Participaram dessa edição do Ideathon alunos do Instituto de Educação Ciências e Tecnologia do Maranhão/Alcântara, da Escola Municipal Inácio de Viveiro Raposo e do Centro de Ensino Professor Aquiles Batista Vieira, um total de 50 alunos. Para conclusão desse evento, os alunos divididos em grupos, criaram projetos de negócios que solucionassem problemas locais, eles competiram pelo título de melhor proposta atendendo aos critérios da avaliação que levaram em conta a problemática e impacto da solução do problema, bem como quesitos como originalidade e viabilidade, o quão o projeto é realista do ponto de vista de ser executado.
O evento reuniu um misto de aprendizado, desafios e inclusão com participação da jovem, aluna do Centro Educa Mais Professor Aquiles Batista Vieira, Viviane Costa, de 16 anos, portadora de deficiência visual, que pôde aprender e contribuir com sua equipe na construção da estratégia para a competição. “A maior importância é ter aqui a inclusão, porque desde o começo que soubemos dessa oportunidade eu quis participar, deu tudo certo e está sendo uma experiência maravilhosa. Só tenho gratidão,” contou Viviane.
Nesta edição, foram executados projetos que envolveram temas como inclusão social, turismo, sustentabilidade, cuidado com o meio ambiente, com uso de tecnologia e inovação. Equipes que buscaram resolver o problema do destino dos resíduos sólidos, do controle das queimadas, mobilidade e inclusão social. A Equipe campeã, intitulada “Aquiles”, apresentou um projeto que pretende dar mobilidade e acessibilidade a pessoas com deficiência, principalmente aquelas com dificuldade de locomoção.
A Equipe campeã ganhou uma viagem com tudo pago para o Neon 2025, maior evento do nordeste voltado para o setor de startups, com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação local, que acontecerá em Alagoas no ano de 2025.
Ideathon – Esse é um evento colaborativo em que participantes se reúnem para gerar ideias inovadoras em um curto período de tempo. Focado na solução de problemas específicos e no desenvolvimento de propostas criativas. O intuito é estimular o pensamento criativo, promover a troca de conhecimentos entre os participantes e criar um ambiente propício para o surgimento de soluções viáveis, que possam servir como base para projetos futuros.
–