Religião
Santo André Bessette, primeiro santo nascido no Canadá, obtinha curas e amava são José
6 de jan de 2025 às 13:19
Santo André Bessette foi canonizado pelo papa Bento XVI em 2010. Ele é o primeiro santo nascido no Canadá e o primeiro membro da congregação da Santa Cruz a ser canonizado. A Igreja celebra hoje (6) sua festa. Ele é padroeiro dos cuidadores familiares.
Santo André Bessette (1845–1937) era frade da congregação da Santa Cruz, que supervisiona escolas e universidades em várias partes do mundo, como a Universidade Notre Dame, uma das mais importantes dos EUA, e os colégios Dom Amando, em Santarém (PA), Notre Dame, em Campinas (SP), e Santa Cruz, em São Paulo (SP). Conhecido por sua devoção a são José, Santo André Bessette foi o responsável pela construção do oratório de São José de Montreal.
Bessette, conhecido como “Irmão André”, nasceu no Quebec, Canadá, e era o oitavo de 12 filhos. Ele ficava doente com frequência e tinha pouca educação. O pai de Bessette morreu num acidente cortando lenha quando o santo tinha nove anos. Sua mãe morreu de tuberculose quando ele tinha 12 anos.
Bessette tentou trabalhar em uma fazenda e em vários ofícios para se sustentar, e até foi para a região da Nova Inglaterra, no nordeste dos EUA, por um tempo para trabalhar na indústria têxtil.
Ele voltou para o Canadá, onde um pároco notou sua piedade. O padre o encorajou a tentar sua vocação como frei da congregação da Santa Cruz e disse à comunidade: “Estou enviando um santo para vocês”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O irmão André desempenhou funções servis para a comunidade como jardineiro, acendedor de lâmpadas, enfermeiro, barbeiro, garoto de recados e, o mais famoso, porteiro. “Quando entrei para esta comunidade, os superiores me mostraram a porta e permaneci lá por 40 anos”, brincou um dia Bessette.
Suas orações levaram à cura de muitos que estavam doentes, e ele ficou conhecido como o “milagreiro de Montreal”. Ele dizia aos doentes para rezar, especialmente a são José. Em 1904, o irmão André e alguns amigos construíram uma capela em honra a são José na encosta de uma montanha. A capela foi ampliada para acomodar o número cada vez maior de peregrinos e, em 1917, foi construída uma igreja com uma cripta e capacidade para mil pessoas.
Com o tempo, o oratório de São José de Montreal, uma basílica menor e santuário nacional, seria construído com a igreja com cripta em sua base. A pequena capela do irmão André ainda pode ser vista hoje, embora tenha mudado de lugar para dar espaço à basílica. O oratório é o maior local de peregrinação do mundo dedicado a são José.
Milhares de pessoas escreveram ao frei André pedindo orações quando ele estava vivo. Ele morreu aos 91 anos, cercado por membros de sua comunidade. Um milhão de pessoas foram ao seu funeral.