Negócios
Sebrae/ES lança Programa ECOS de sustentabilidade | ASN Espírito Santo
Como suas ações transformam o mundo? O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) acredita que cada cidadão tem o poder de fazer a diferença quando o objetivo é construir um futuro melhor. Alinhada a esse propósito, a instituição lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa ECOS, que tem a finalidade de promover ações de sustentabilidade dentro e fora da instituição. A iniciativa faz parte do compromisso do Sebrae/ES com os princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Em 2022, o Sebrae/ES assinou o Pacto Global da ONU, e nós não assinamos somente para aparecer na foto, nós queremos, de fato, ser uma organização que contribui para um mundo mais sustentável. E aí conectamos todo nosso programa ESG com os pilares sociais, de governança e ambiental. A gente tem feito muitos movimentos nesse sentido, estruturando diversas ações dentro do Sebrae, e envolvendo todos, pois juntos conseguimos chegar mais longe”, declarou o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, durante a abertura do lançamento do ECOS.
O Programa promove um conjunto de políticas e práticas do eixo ambiental do ESG (em inglês Environmental, Social and Governance; e em português Ambiental, Social e Governança), com o olhar voltado para as pessoas e para o planeta. Na prática, a instituição oferece um ambiente preparado para a coleta seletiva, que destinará os resíduos recolhidos para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) e para a ONG Vira Lata Vira Luxo.
A gerente de Relações Institucionais e coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae/ES, Alline Zanoni, comemora a nova fase da instituição, que possui uma frota de veículos abastecida por etanol, além de três veículos 100% elétricos. “Essas ações se juntam a outras que estamos trabalhando na instituição e dessa forma contribuímos para um ambiente sustentável para todos”.
Outras ações
No Sebrae/ES as impressoras geram relatórios sobre a emissão de carbono, e, com isso já foi alcançada uma economia de 70% nas impressões. Equipamentos sanitários de baixo consumo e acionamento automatizado de torneiras e descargas garantem a eficiência no uso de recursos hídricos em todos os escritórios do Sebrae. A água pluvial e a água proveniente dos drenos do sistema de climatização são usadas na irrigação dos jardins no prédio da sede.
São em todas as agências do Sebrae e na sede são utilizadas lâmpadas de LED, cujo consumo é 80% mais econômico que lâmpadas incandescentes e 30% menor que lâmpadas fluorescentes. “Temos um projeto para contratação de energia 100% proveniente de fontes renováveis. Além disso, o prédio da sede do Sebrae terá em breve um sistema de energia solar fotovoltaica operando”, revela Alline Zanoni.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.