Negócios
Sebrae/PB destaca estratégias para o ambiente de negócios em 2025 | ASN Paraíba
À medida que 2025 avança, o ambiente de negócios no Brasil e na Paraíba apresenta oportunidades e desafios que exigem estratégias inovadoras dos empreendedores.
Novas tecnologias, mudanças no comportamento do consumidor e nichos de crescimento podem transformar as empresas e garantir o sucesso neste ano decisivo. Para apontar caminhos, o Sebrae/PB destaca as estratégias que farão a diferença. A analista de negócios do Sebrae/PB, Rosário Brito, ressaltou que 2025 é um ano favorável aos negócios, seja qual for o segmento ou quais os percalços que possam enfrentar os empreendedores.
“Cabe pensar sempre em planejar antes. Por isso, muitos empresários realizam consultoria em planejamento estratégico para definir ações para o ano futuro. Elaborar seu plano de ação definindo quem executará as ações definidas no seu planejamento estratégico, é fundamental”, completou a analista.
Uma das inovações que vem desde 2024 demonstrando grande crescimento no empreendedorismo é o uso das novas tecnologias. De acordo com o Sebrae, com mais de 3 milhões de novos registros de micro e pequenas empresas no Brasil, esse dinamismo é uma das tendências no empreendedorismo em 2025, onde a adaptação é possível.
O ano marca o amadurecimento de inovações tecnológicas como o 5G e a Inteligência Artificial (IA), que estão redefinindo os padrões de consumo e o trabalho. Dados da pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value” (O estado da IA no início de 2024: Adoção da IA Generativa dispara e começa a gerar valor), realizada pela McKinsey (EUA), apontam que 72% das empresas globais já adotaram a IA. Isso representa um aumento de 55% em relação a 2023. Questões como sustentabilidade e personalização, também vêm ganhando força nos últimos anos e serão ainda mais exigidas das empresas.
A analista Rosário Brito explicou que os empreendedores têm que pensar na estratégia para impactar a jornada do cliente, começando pela qualidade no atendimento. Acolhimento, espaço Instagramável, cardápio personalizado e diversificado, agilidade no atendimento, cordialidade e simpatia são sempre bem-vindos.
A sustentabilidade continuará a ser um dos principais fatores de decisão de compra em 2025. Marcas ecológicas permanecerão em destaque, como empresas que fazem uso de materiais recicláveis, redução de emissões de carbono e produção ética. Transparência e responsabilidade são o que os clientes esperam e não apenas ações concretas. Comunicação clara sobre os esforços ecológicos das marcas, relatórios de impacto ambiental e certificações sustentáveis serão sempre diferenciais.
Economia sustentável
No contexto paraibano, iniciativas voltadas ao fortalecimento do ambiente de negócios têm sido discutidas. Especialistas destacam a importância de medidas como a simplificação tributária e incentivos fiscais para atrair investimentos e aumentar a competitividade industrial no Estado. Além disso, a sustentabilidade emerge como um diferencial competitivo. Conforme o Sebrae, empresas que adotam práticas sustentáveis não apenas atendem às expectativas dos consumidores, mas também reduzem custos operacionais e melhoram a imagem no mercado.
“Para os empreendedores paraibanos, estar atento a essas tendências e adaptar estratégias de acordo com as particularidades locais, será crucial no alcance do sucesso no dinâmico cenário de 2025. O segmento beleza e bem-estar, por exemplo, está crescente. Definir o marketing estratégico para um público alvo e para os turistas é um bom começo. É uma boa oportunidade de impulsionar as vendas e melhorar o ambiente de negócios. Todos os segmentos devem criar estratégias para atendimento ao cliente. É fazer com que a jornada dessa pessoa seja inesquecível para o negócio ser lembrando como boa experiência”, concluiu.