Religião
Secretária leva visão cristã à prefeitura de São Paulo, mas vê união em torno do bem comum
24 de jan de 2025 às 13:31
Assim que a advogada Angela Vidal Gandra Martins foi nomeada secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo (SP) parte da mídia caracterizou-a como representante da “extrema direita” no governo do prefeito Ricardo Nunes. Católica, integrante da Opus Dei, Gandra Martins foi uma importante defensora da vida e da família como Secretária Nacional da Família no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Sob a gestão da ministra Damares Alves, Angela foi uma das responsáveis pela adesão do Brasil ao Consenso de Genebra, grupo internacional de Estados contra o aborto e a favor da família.
Gandra Martins disse à ACI Digital que, nos dois anos que esteve no governo federal, defendeu a vida como o primeiro do direito humano, sob os aspectos jurídicos, antropológicos e sociológicos.
Pontos de união
A secretária acredita que, antes de focar nas divergências de opinião, é preciso valorizar os pontos de união. “Percebo que há muitas ações positivas que nós podemos fazer, pois em última análise o ser humano tem o desejo de paz, de prosperidade, de saúde e bem-estar. Então eu não vejo uma oposição; vejo uma composição”.
Isso já ocorre na prefeitura através do trabalho de outras secretarias e de suas políticas públicas. “É o caso da Secretaria de Direitos Humanos que atua em diversas frentes, como, por exemplo, a de Igualdade Racial e Imigrantes. Eu vejo um trabalho conjunto maravilhoso que pode ser feito”, diz.
Intercâmbio com outras cidades
Angela acredita que pode trazer para o novo cargo a experiência de gestão adquirida em sua passagem pelo ministério para desenvolver ações como parcerias econômicas, humanas e sociais com outros municípios. “Queremos que conheçam nossos projetos, para que possamos levar aprendizados e ao mesmo tempo aprender com essas cidades”, ressalta. “Com isso desejamos fortalecer nossas relações bilaterais e multilaterais, visando sempre o intercâmbio, o ‘ganha-ganha’ e a paz”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Sustentabilidade e Segurança Alimentar
Em novembro deste ano acontece a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). Nesse cenário, a secretaria quer estimular a sustentabilidade pensando no ser humano e, principalmente, com foco na Segurança Alimentar. “É um trabalho que a Prefeitura já vem fazendo e uma preocupação profunda do prefeito Ricardo Nunes. Por isso, nós queremos trabalhar essa pauta de forma positiva, preservando o planeta, o meio ambiente, mas com o cuidado com o ser humano”.
Cristãos na política
Apesar de ter sido atacada pela mídia, Angela não acredita haver antagonismo entre cristãos e não-cristãos na vida pública. “Vejo que todos têm lutado por um mundo melhor”, diz.
A secretária percebe que existe uma preocupação sobre o que queremos deixar para a próxima geração. Isso faz com as questões sociais interessem a todos e não somente aos cristãos. “Há muitas pessoas preocupadas, algumas inclusive sendo heroicas, de buscar a vida pública, não por uma zona de conforto ou estabilidade, mas por querer genuinamente o bem comum”. Ela acredita que quem tem vocação política deve assumir essa missão, “mas sempre com foco no bem comum e que cada vez mais possamos ajudar as pessoas a se desafiarem neste sentido”.