Política

Segundo turno define os prefeitos de 15 municípios do Norte e Nordeste

Segundo turno define os prefeitos de 15 municípios do Norte e Nordeste
Publicado em 01/11/2024 às 2:37

O Norte e o Nordeste do Brasil elegeram, neste domingo, mais 15 prefeitos e vice-prefeitos para 8 capitais e 7 cidades do interior. 

No Nordeste foram quatro capitais. Em Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) teve 55,34% dos votos. Já João Pessoa reelegeu o atual prefeito Cícero Lucena (PP). Ele obteve 63,91% dos votos. Aracaju elegeu neste domingo sua primeira prefeita. Emília Corrêa (PL) teve seu nome confirmado por 57,46% dos eleitores.  Em Fortaleza, onde até a véspera das eleições as pesquisas apontavam empate técnico entre os dois candidatos, a votação foi realmente apertada a favor de Emílio Leitão (PT) que obteve 50,38% dos votos válidos. 

Pelo interior nordestino foram eleitos mais 6 novos gestores do executivo municipal que tomarão posse a partir de janeiro do ano que vem. Em Olinda, cidade que é o terceiro maior colégio eleitoral de Pernambuco, Mirella Almeida (PSD) foi eleita prefeita mais jovem a governar o município, aos 30 anos.  A candidata teve 51,38% dos votos válidos. Já em Paulista, também localizada na região metropolitana da capital pernambucana, o ex-deputado estadual Ramos (PSDB) foi eleito com 73.36%.

Em Campina Grande (PB), os eleitores optaram por manter Bruno Cunha Lima à frente do executivo municipal. Foram 57,94% de votos para o candidato do União Brasil. 

Já o município cearense de Caucaia elegeu Naumi Amorim (PSD). Ele obteve 60,40% dos votos. Em Imperatriz, no Maranhão, que teve pela primeira vez uma eleição de segundo turno para prefeito, Rildo Amaral (PP), foi eleito com 55,11% dos votos.  O Município baiano de Camaçari também teve segundo turno apertado ao eleger Luiz Caetano (PT) com 50,92% dos votos.  

Já na Região Norte eleitores de outras 4 capitais elegeram hoje seus prefeitos. Em Belém, Igor Normando (MDB) teve 56,36%.  Já na capital do Amazonas, Manaus, David Almeida (Avante), foi eleito com 54,59%. Porto Velho será governada a partir de janeiro do ano que vem por Leo Moraes (Podemos), que obteve 56,18% dos votos válidos. Palmas, a capital mais jovem do país, e que teve segundo turno pela primeira vez para eleição de prefeito, elegeu Eduardo Siqueira Campos (Podemos) com 53,03%. 

Santarém, no Pará, foi a única cidade do interior da Região Norte onde houve segundo turno: Zé Maria Tapajós (MDB) será o novo prefeito da cidade. Ele teve pouco mais de 51%  dos votos válidos. 

 


ITARARÉ