Agricultura
Série Agrinho mostra a educação integrada ao mundo rural
Está no ar no Canal Rural TV e suas plataformas online a Série Agrinho, que apresenta quatro dos vencedores do concurso em 2024. Foram mais de 1,7 milhão de participantes no Paraná, entre professores e alunos das redes públicas, privadas e de educação especial de ensino, que concorreram em 17 categorias.
O Concurso, que está em sua 29º Edição, é um programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, em parceria com o governo do Paraná, colaboração das prefeituras municipais e diversas empresas e instituições públicas e privadas. Tem como objetivo incentivar a pesquisa, abordando temáticas de relevância como a valorização da atividade agropecuária e seus produtos, a segurança ambiental, energética, o uso da tecnologia estratégica e aplicada ao campo, entre outros.
O tema de 2024 “Do campo à cidade, colhendo oportunidades”, trouxe ao foco a importância da integração entre os eixos rural e urbano. Só no Concurso Agrinho, foram mais de 658,1 mil alunos inscritos em 2024. A categoria Redação Paraná somou mais de 551,6 mil participações. No total, 3.741 unidades escolares aderiram à iniciativa, entre escolas estaduais, municipais, particulares, colégios agrícolas e Apaes. Além disso, o programa também se estende por categorias inovadoras, afinadas com as novas demandas da sociedade, como Robótica, AgroRobótica e Programação.
Em quatro episódios as equipes de reportagem do Canal Rural percorreram vários municípios do estado para contar as histórias do três vencedores da categoria Experiências Pedagógicas e o primeiro lugar da categoria AgroRobótica.
Confira!
1º lugar – categoria Experiências Pedagógicas
O projeto que conquistou o primeiro lugar, desenvolvido pela professora Ana Paula Lazzeris Ghellere, da Escola Municipal Serafin Machado de Souza, em São Miguel do Iguaçu/PR, abordou o conceito de empreendedorismo, destacando as relações entre o campo e a cidade, além das oportunidades de atuação em ambos os contextos.
2º lugar – categoria Experiências Pedagógicas
A professora Juliete Gomes da Silva Póss, da Escola Municipal Caetano Vezozzo, em Cambará/PR, também destacou a importância da integração entre os setores da economia nos meios rural e urbano, com foco na cadeia produtiva do milho. Além disso, o trabalho promoveu reflexões sobre a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
3º lugar – categoria Experiências Pedagógicas
Em terceiro lugar, a professora Idana Cristina Menon, do Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima, no distrito de Guamirim, localizado em Irati/PR, trabalhou a valorização do aluno do campo, ressaltando a importância dos trabalhadores rurais e exaltando a qualidade da produção local de alimentos.
1º lugar – categoria AgroRobótica
A professora Luciana Arruda, do Colégio Agrícola Assis Brasil, em Clevelândia/PR, conquistou o primeiro lugar nesta categoria estreante, criando junto com os alunos uma cortina automatizada para aviário.