Turismo
SP investe na valorização da gastronomia paulista
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP), avança no desenvolvimento de suas políticas públicas para estimular o turismo gastronômico no estado. Nesse sentido, um dos destaques é o Sabor de São Paulo, maior programa de valorização da gastronomia paulista.
O programa contempla a promoção de 13 rotas mapeadas, workshops de capacitação para produtores ministradas por chefs premiados, viagens com jornalistas e influenciadores. Milhares de pessoas visitaram e participaram do Festival Gastronômico, ação que pertence ao programa.
“O Sabor de São Paulo é uma iniciativa que muito nos orgulha, pois, além de divulgar a riqueza e a diversidade culinária do nosso Estado, também valoriza os produtores rurais, seus empreendimentos e as regiões em que estão. Com isso, o fluxo de visitantes cresce nesses locais e movimenta-se toda a cadeia turística e econômica”, diz Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.
A última edição do Sabor de SP em 2024 aconteceu nos dias 14 e 15 de dezembro, no Parque da Água Branca. “Vamos encerrar o ano com chave de ouro. Estamos confiantes de que será uma edição grandiosa, com produtores de todas as 13 Rotas Gastronômicas e diversas atrações para todas as idades”, complementa.
Guias Temáticos e participações em eventos estratégicos
Além do Sabor, a Setur-SP também colabora para o turismo gastronômico organizando guias temáticos. Em 2024, foram lançados 11 guias e destes, a grande maioria contempla a culinária paulista. Alguns exemplos são a Rota do Queijo Artesanal Paulista e Polo Charcuteiro, que destacam a produção artesanal de queijos e laticínios; o Guia Turístico das Padarias – 2ª edição, com diversos empreendimentos pelo estado; o Guia Turístico Halal; e o programa Rotas do Vinho de São Paulo, que reúne 55 vinícolas que oferecem, além do vinho que é produzido, o local oferece experiências turísticas memoráveis, como degustações, harmonizações, passeios guiados, entre outros.
Outro compromisso da Secretaria de Turismo e Viagens é divulgar os atrativos e novidades do estado de São Paulo em eventos nacionais e internacionais. Nas feiras internacionais, como a ITB Berlim, BTL Lisboa e WTM Latin America, a Setur-SP levou produtores gastronômicos do Sabor de São Paulo, que ofereceram aos visitantes degustações de seus pratos e produtos.
Além disso, a presença do Estado de São Paulo também é garantida em eventos importantes do ramo culinário, como o Mundo Mesa, Veja Comer & Beber Experience e SP Gastronomia.
São Paulo São Todos na Direção Certa
Em 2024, a administração estadual trabalhou para trilhar um caminho que garante mais investimentos para gerar oportunidades, fomentar a prosperidade e garantir mais dignidade para as pessoas. O Governo de SP vem se tornando mais eficiente ao seguir as diretrizes do plano SP na Direção Certa, focado em medidas de equilíbrio fiscal e modernização do estado.
São Paulo atingiu maior marca dos últimos 25 anos em leilões, com recorde de R$ 340 bilhões em investimentos para escola, estradas, trilhos e saneamento desde o início da gestão. Destaque para a histórica desestatização da Sabesp, que antecipa em 4 anos a universalização de água e esgoto em benefício de milhões de paulista e para o TIC Campinas, que após 20 anos de espera está se tornando realidade. Na saúde, foram em média 3,2 mil cirurgias diárias, com redução na espera em até 82,6% para especialidades como reparadora de mamas e do aparelho circulatório. A educação facilitou a entrada dos estudantes no ensino superior com 30 mil vagas no Provão Paulista.
Na segurança, o efetivo foi reforçado com 7,8 mil novos policiais em 2024, maior crescimento dos últimos 14 anos. O movimento SP Por Todas integrou políticas públicas para saúde, segurança e independência da mulher pela 1ª vez. O Casa Paulista, maior programa habitacional de SP, entregou mais de 50 mil casas. Com o apoio do Governo de São Paulo, o agro paulista se consolidou como o maior exportador do Brasil e liberou cerca de meio bilhão em crédito.
O Metrô da capital atingiu o maior investimento em 50 anos com quatro obras de construção e expansão simultâneas. No Desenvolvimento Social, o Bom Prato serviu 3,2 milhões de refeições por mês, com abertura de 20 novas unidades. O turismo recebeu o maior aporte em créditos do país: R$ 2 bilhões. E na Cultura, destaque para o CULTSP PRO, maior programa de formação e qualificação voltado ao setor cultural do Brasil, o maior programa de formação e qualificação do setor cultural e criativo do país.
Veja mais dados do balanço em https://www.spsaotodosnadirecaocerta.sp.gov.br/