Geral
Temporais colocam Salvador em alerta máximo
A Defesa Civil de Salvador, na Bahia, está em “alerta vermelho” máximo por causa das chuvas dos últimos dias. A capital baiana registrou mais de 219 milímetros de chuvas nas últimas 72 horas, o dobro da média histórica.
Em alguns locais já choveu mais que o triplo da média para o mês, como é o caso da avenida San Martin e Retiro, que ultrapassaram os 360 mm de chuva.
Por causa do temporal, a Prefeitura mobilizou equipes de vários órgãos para reduzir os impactos das chuvas. Nos últimos três dias, ocorreram cerca de 270 pedidos de ajuda, a maior parte por causa de deslizamentos de Terra ou Ameaças de Deslizamento.
E a chuva continua. Na manhã desta quarta-feira (27), a prefeitura contabilizou mais 30 mm em bairros da região norte, deixando o solo bastante encharcado. As sirenes de cinco bairros foram acionadas e os abrigos estão recebendo as famílias que vivem em áreas de risco.
Um deslizamento foi confirmado pela prefeitura. Relatos apontam ao menos 10 casas soterradas na região da Saramandaia e uma vítima, que já foi retirada dos escombros.
Na noite dessa terça-feira (26), um imóvel comercial desabou na Baixa dos Sapateiros, região central da cidade. Vizinhos tiveram que deixar suas casas, o trânsito teve que ser modificado e refletores foram instalados para garantir iluminação. Não houve feridos.
Em toda Salvador são mais de 500 áreas de risco. Por causa das chuvas, o lançamento da campanha de Natal pela Prefeitura, nesta quarta, teve que ser adiado. A previsão para essa quarta é que a chuva continue, com mais risco de alagamento e deslizamento de terra, segundo o Centro de Monitoramento de Alerta.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta “laranja” de perigo, válido até a manhã desta quinta-feira (28), em toda faixa litorânea que vai do norte da Bahia até a região metropolitana de Salvador.