Religião
Universidades pontifícias de Roma debatem legado de são João Paulo II
28 de nov de 2024 às 15:16
O Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé está patrocinando um evento de quatro dias em Roma sobre o legado espiritual e intelectual do papa são João Paulo II, por ocasião dos 25 anos de sua encíclica Fides et Ratio.
João Paulo II escreveu a encíclica Fides et Ratio, “Fé e Razão”, na festa da Exaltação da Santa Cruz em 14 de setembro de 1998, 20 anos depois do início do seu pontificado.
A encíclica recomenda a volta ao pensamento de santo Tomás de Aquino como base da doutrina católica, descrevendo a fé e a razão como “duas asas nas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade”.
Organizado pela fundação vaticana João Paulo II, pela Igreja e Hospedaria de Santo Estanislau Mártir em Roma e pela Pontifícia Universidade João Paulo II de Cracóvia, o evento “Jornadas de São João Paulo II nas Pontifícias Universidades de Roma” inclui uma série de seminários que estão acontecendo em três universidades pontifícias em Roma.
Desde terça-feira (26) até amanhã (29) acontecem painéis de discussão para aprofundar os ensinamentos de são João Paulo II em uma variedade temas na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, também conhecida como “Angelicum”, na Pontifícia Universidade da Santa Cruz e na Pontifícia Universidade Gregoriana.
As palestras incluem a compatibilidade da fé e da razão; a comissão pontifícia de estudo sobre o caso Galileu de 1981 a 1992; e a importância do diálogo intergeracional no desenvolvimento da cultura.
Em uma entrevista a EWTN News, telejornal da EWTN em inglês, a irmã Mary Angela Woelkers, SCTJM, que trabalha na Angelicum, disse que o evento inaugural deste ano é a primeira das conferências anuais organizadas por universidades pontifícias em Roma dedicadas ao legado do grande santo papa.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Esperamos poder levar aos estudantes universitários aqui da cidade, e também a um público maior, uma reflexão renovada, não apenas para redescobrir o dom deste documento e deste tema [Fides et Ratio] que esteve tão presente em todo o ensinamento de João Paulo II, mas também para pensar junto com ele para abordar tantas situações desafiadoras que enfrentamos em nosso momento atual”, disse Woelkers à EWTN News. “João Paulo sabia que os jovens tinham um potencial poderoso não apenas para viver a fé, mas para serem testemunhas da fé em uma geração em que há um eclipse de Deus”.
Reconhecendo João Paulo II como o “ex-aluno mais ilustre” da Angelicum, o padre Benedict Croell OP, diretor de relações públicas da Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, disse que espera que a conferência deste ano inspire muitos jovens estudantes a seguir os passos do santo usando a fé e a razão para enfrentar os desafios de nossos tempos.
“Nós sabemos que ele [João Paulo II] andou pelos mesmos corredores que nossos alunos andam hoje e estudou as mesmas verdades fundamentais que nossos alunos estudam hoje”, disse à EWTN News
“É extremamente importante não apenas lembrar sua história e seu legado, mas saber que ele caminha conosco, e ele tem muito a nos dizer hoje”, continuou.
“É uma grande alegria reconhecer a importância que ele ainda tem para a Igreja [e] para todos.”
Entre os palestrantes convidados para falar no evento estão: Richard Swinburne, professor emérito de filosofia na Universidade de Oxford e o padre Melchor Sánchez de Toca Alameda, subsecretário do Dicastério para Cultura e Educação e membro do Dicastério para as Causas dos Santos da Santa Sé.