Educação

Visitantes do campus da USP no Butantã devem seguir regras para passeios com cães

Visitantes do campus da USP no Butantã devem seguir regras para passeios com cães
Publicado em 18/01/2025 às 13:51

No período de férias escolares, o campus da USP no Butantã, na zona oeste de São Paulo, é um lugar atrativo para passeios na capital. Com amplas áreas verdes, museus, espaços culturais e opções de lazer ao ar livre, é uma opção que alia natureza e conhecimento. E quem deseja passear com seu cão pelo campus da universidade deve ficar atento às regras definidas pela Prefeitura do Campus USP Capital-Butantã (Pusp-CB), em busca de uma convivência harmoniosa entre os visitantes e o cuidado com o espaço público.

LEIA TAMBÉM: Programa de permanência estudantil da USP oferece 2,5 mil auxílios para novos estudantes

A prefeitura tem divulgado as regras em suas redes sociais, explicando que o passeio com cães nas áreas comuns do Campus USP Butantã é garantido desde que sejam cumpridas algumas regras, dispostas na Portaria PUSP-CB nº 01, de 9 de agosto de 2021, disponível no site da prefeitura clicando aqui

As ações da portaria “buscam a promoção do conceito de posse responsável de animais domésticos, com o objetivo de reduzir e, se possível, eliminar o abandono e os ataques entre cães e de cães para com a comunidade universitária e externa, garantindo uma convivência harmoniosa, respeitosa e pacífica”.

Entre as principais regras estão o uso obrigatório de coleiras, e os cães devem estar com placas de identificação, com telefone de contato do tutor. Além disso, para cães de grande porte (como pit bull, rottweiller e mastim napolitamuno), além da coleira, é necessário o uso de enforcador e focinheira, conforme Art. 1º da Lei Estadual 11.531/2003.

Outra regra importante é que cada tutor poderá conduzir no máximo dois cães nas áreas comuns do campus e deverá ter idade e força suficiente para controlar os movimentos dos seus animais de estimação. O condutor também fica obrigado a recolher e colocar na lixeira as fezes que o animal venha a depositar nas vias e áreas de circulação do campus. 

A prefeitura explica também que quem descumprir as exigências pode ser impedido de ingressar ou permanecer no campus na companhia do animal.

Confira as regras na íntegra neste link.

ITARARÉ